Festival Varilux 2019


 

No ano em que comemora 10 anos, o Festival alcança a marca de um milhão de espectadores

Resultado de imagem para festival varilux 2019

 

A maratona de filmes franceses de 2019 já está confirmada para junho. O Festival Varilux de Cinema Francêsacontece de 6 a 19 de junho em todo país, trazendo para o público brasileiro a recente safra da cinematografia francesa. No ano em que completa dez anos, o Varilux irá ultrapassar a marca de um milhão de espectadores.

Nos últimos dez anos o Varilux conquistou o cinéfilo brasileiro. E não foram apenas os fãs, admirados das produções francesas. Mas também um espectador comum, interessado na diversidade cultural. O festival foi crescendo gradativamente em número de cidades, de salas de cinema e de público.

O Festival Varilux de 2010 foi realizado em nove cidades, exibido em 11 salas de cinema e visto por cerca de 25 mil pessoas. Nove anos depois, em 2018, atingiu quase todo o Brasil, tendo passado por 88 municípios, 118 salas e consumido por um público de 172 mil pessoas de todas as idades. Os longas-metragens programados se destinam tanto a adultos quanto jovens e crianças.

Além da exibição dos filmes, as atividades paralelas contemplam:

  • Debates com os integrantes da delegação (atores e cineastas)
  • Ações e sessões educativas
  • Laboratório franco-brasileiro de roteiros, sob a coordenação de François Sauvagnargues, especialista de ficção e ex-diretor geral do FIPA, o Festival Internacional de Programação Audiovisual (Biarritz, França).

A ampliação de locais, circuitos e público é resultado de parcerias fundamentais e duradouras para a Festival Varilux, realizado pela produtora Bonfilm. Além do patrocinador principal a Essilor/Varilux, estão a Ticket/Edenred, o Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura; a Secretaria de Estado de Cultura, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro; a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Outros parceiros importantes são as unidades das Alianças Francesas em todo Brasil, as distribuidoras dos filmes e os exibidores de cinema independente/de arte e as grandes redes de cinema comercial.