MOSTRA GRANDES DIRETORES: ALMODÓVAR

De 16 a 22 de outubro, a Saladearte Cinema da UFBA exibe, diariamente, às 19h, uma programação especial do diretor Pedro Almodóvar.

"Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos", um dos filmes da mostra .
“Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos”, um dos filmes da mostra .

 Quinta-feira [16]

 A Lei do Desejo (La Ley del Deseo)

De Pedro Almodóvar. Espanha, 1987. 16a. Drama. 1:40. Pablo Quintero (Eusebio Poncela) é um diretor de teatro homossexual. Ele é apaixonado por Juan Bermúdez (Miguel Molina), Tina (Carmen Maura) é sua irmã, tendo realizado uma operação de mudança de sexo anos antes para manter uma relação incestuosa com o pai. Ela é atriz e estrela o monólogo “A Voz Humana”, de Jean Cocteau. Pablo está escrevendo o roteiro de um filme, que será estrelado pela irmã. Enquanto isso ela decide adotar Ada (Manuela Velasco), cuja mãe (Bibiana Fernández) viajou. Há ainda Antonio Benitez (Antonio Banderas), jovem de classe média alta que tem dificuldades em assumir sua homossexualidade e sempre está em torno de Pablo.

Sexta [17]

Ata-me ( Atame! )

De Pedro Almodóvar. Espanha, 1990. 12a. Comédia Dramática. 1:40. Ricky (Antonio Banderas) sai de um reformatório psiquiátrico e vai para um set de filmagens, onde Marina Osorio (Victoria Abril), uma ex-viciada em heroína e ex-atriz pornô que ele já conhecia de um bordel, está filmando um filme de terror “B”. O diretor do filme é por Maximo Espejo (Francisco Rabal), quem tenta se recuperar de um um forte derrame. Ele resolve deixá-la amarrada na cama até Marina aprender a amá-lo, mas diversas situações imprevistas dão um novo rumo aos acontecimentos.

Sábado [18]

Tudo Sobre Minha Mãe (Todo Sobre Mi Madre, 1999)

De Pedro Almodóvar. Espanha, 1999. 14a. Drama. 01:41. O filme mais universal do cineasta sobre o sentimento mais universal de todos, a maternidade. Tudo Sobre Minha Mãe, como coração de mãe, abraça tudo: referências cinematográficas, teatrais, travestismo e a dor do luto. Cecilia Roth, em estado de graça, parte numa jornada em busca do pai de seu filho morto. Comanda um elenco feminino em que cada grande atriz (Paredes, Cruz, San Juan, Sardá) empresta uma perspectiva para a homenagem do cineasta às mulheres, seu maior objeto de estudo, sua paixão desde as mais priscas eras, a casa e a mãe de seu cinema.

Domingo[19]

Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos (Mujeres al Borde de un Ataque de Nervios)

De Pedro Almodóvar. Espanha,1988. 12a. Comédia Dramática. 1:28. Em Madri, Pepa Marcos (Carmen Maura), uma atriz que está grávida mas ninguém sabe, é abandonada por Ivan (Fernando Guillén), seu amante, e se desespera tentando encontrá-lo. Ela recebe a visita de Candela (María Barranco), uma amiga que se apaixonou por um desconhecido e agora que descobre que o amado é um terrorista xiita, temendo ser presa. A mulher de Ivan descobre a traição do marido e tenta matá-lo.  Pepa quer fazer de tudo para salvar a vida de Ivan.

Segunda-feira [20]

Labirinto de Paixões (Laberinto de Pasiones)

De Pedro Almodóvar. Espanha, 1982. Comédia dramática. 1:40. O filho homossexual do imperador do Tirã, Riza Niro (Imanol Arias), decide mudar-se para Madri em busca de diversão. Ele tem um rápido envolvimento com Sadec (Antonio Bandeiras), um terrorista gay que planeja raptá-lo. Reza se disfarça de cantor punk e se apaixona por Sexilia (Cecilia Roth), cantora de uma banda rival.

Terça-feira [21]

Carne Trêmula (Carne Tremula)

De Pedro Almodóvar. Espanha/França, 1997. Drama. 1:39. Madri, janeiro de 1970. Uma prostituta tem um filho no ônibus, quando tentava chegar à maternidade. Após vinte anos, Victor (Liberto Rabal) está começando sua vida adulta e tenta se encontrar com Elena (Francesca Neri), desconhecida com quem  uma semana antes teve um fugaz encontro.

Quarta-feira [22]

Maus Hábitos (Entre Tinieblas)

De Pedro Almodóvar. Espanha, 1983. Drama. 1:45. Yolanda Bel (Cristina Sánchez Pascual) é uma cantora de cabaré que leva uma vida desregrada até o dia em que presencia a morte de seu namorado. Procurada pela polícia, ela decide buscar refúgio em um convento no qual as freiras não abandonaram os maus hábitos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s