Mostra de Cinema Atual Espanhol

A Terceira Edição da Mostra de Cinema Espanhol Atual, com itinerância por 10 capitais brasileiras, exibirá neste ano cinco filmes, entre produções totalmente espanholas e co-produções, como é o caso do premiado “A Teta Assustada” (Peru-Espanha). A intenção da Mostra é apresentar ao público brasileiro, uma vez por ano, uma nova safra de filmes lançados comercialmente na Espanha, nos últimos anos. Em Salvador, a mostra acontecerá  de 01 a 05 de dezembro na Saladearte Cinema do Museu, sempre às 20:30. Entrada franca.

 

Programação da Mostra de Cinema Espanhol Atual 2010:

01/12 – Quarta-feira
Amadores (Amateurs, 2008, Espanha, 86 minutos, de Gabriel Velázquez)
Sinopse: Julio é um arisco trabalhador da construção civil de 65 anos de idade que vive no bairro madrilenho de Vallescas. Esteve só por toda sua vida, e agora está disposto a enfrentar, também só, sua eminente aposentadoria. Até que um dia, uma jovem que acaba de chegar de Marselha, bate à sua porta com a informação de que ali mora o seu pai. Confuso e sem saber muito bem o que fazer, Julio deve tomar a decisão mais difícil de sua vida: renegar uma adolescente da qual nunca tomou conhecimento e se diz sua filha ou acolhê-la como remédio para sua solidão.

02/12 – Quinta-feira
Caminho (Camino, 2008, Espanha, 143 minutos, de Javier Fesser)
Sinopse: Obra inspirada na vida de Alexia González-Barros, falecida em 1985 com apenas 14 anos, após lutar 10 meses contra uma doença. A descoberta do primeiro amor ou sua educação baseada no Opus Dei marcaram em seus últimos dias. O filme ganhou seis das sete categorias em que era candidato na 23ª Edição dos Prêmios Goya, incluindo melhor filme e melhor diretor.

03/12 – Sexta-feira
Forasteiros (Forasteros, 2008, Espanha, 105 minutos, de Ventura Pons)
Sinopse: Baseado na obra homônima de Sergi Belbel, em Forasteiros, uma mesma família vive dois acontecimentos traumáticos com 40 anos de diferença: a perda de um de seus membros e a chegada de vizinhos forasteiros, episódios que acabam transtornando a suposta harmonia familiar e social. A fragilidade das relações familiares, o passar do tempo, o sentido da existência e, acima de tudo, o medo e a desconfiança perante o desconhecido (o estranho, o estrangeiro, o forasteiro) perturbam a mentalidade destes seres tradicionais.

04/12 – Sábado
Um Namorado para Yasmina (Un novio para Yasmina, 2008, Espanha, 92 minutos, de Irene Cardona Baças)
Sinopse: Yasmina é uma jovem marroquina culta e atraente que foi para a Espanha com a intenção de continuar seus estudos universitários. Vive na cidade da Estremadura com seu irmão Abdel e outros marroquinos que trabalham na agricultura. Yasmina não consegue sentir-se à vontade nem com os marroquinos, nem com os espanhóis, e o único lugar no qual ela parece sentir-se bem e à vontade é uma associação de acolhida a imigrantes. Yasmina vive uma apaixonada e típica história de amor com Javi, um jovem policial municipal. A relação funciona bem até que ela sugere o casamento. Ele começa a desconfiar e, sentindo-se usado, nega-se a casar com a moça.

05/12 – Domingo
A Teta Assustada (La teta asustada, 2009, Espanha e Peru, 95 minutos, de Claudia Llosa)
Sinopse: Entre 1970 e 1990, o Peru atravessou um dos períodos mais obscuros da sua história. Durante 20 anos, milhares de mulheres vítimas da violência da guerra guardaram o silêncio. Estes crimes deixaram feridas e traumas ocultos, não só nas suas almas, mas também nos seus filhos que acabaram herdando esse medo. A “teta assustada” é uma doença que se transmite pelo leite materno. Diz-se que as crianças nasceram sem alma porque se esconderam na terra para fugir do terror. Fausta não viveu a guerra, mas foi testemunha da violação da mãe e da morte do pai enquanto ainda estava no ventre materno. A guerra acabou e ninguém mais lhe fará mal, mas ela vive assustada. O filme foi premiado como melhor filme em Berlim, em Guadalajara e Gramado.

 

 

Resumo:

DATA
De 01 a 05 de dezembro

LOCAL
Saladearte Cinema do Museu
Av. Sete de setembro, 2195, Corredor da Vitória, Museu Geológico da Bahia.

MAIS INFORMAÇÕES
(71) 3338-2241 / 3237-9678

saladearte@uol.com.br

APOIO
Cinemateca Brasileira
Instituto Cervantes
Filmoteca AECID

Circuito de Cinema Saladearte

REALIZAÇÃO
Embaixada da Espanha

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s