FESTIVAL DE CINEMA POLONÊS

De 05  a 11 de novembro no CINEMA DA UFBA.

Ingresso: R$6,00 (preço único)

Organizado pela Grupo SALADEARTE,  a Embaixada da República da Polônia e o Consulado Honorário da República da Polônia da Bahia, o Festival é uma oportunidade única para os espectadores baianos conhecerem as mais recentes produções cinematográficas da Polônia.

Confira abaixo a programação:

05 –  SEXTA

18h30 QUANTO PESA UM CAVALO DE TROIA?


06  –  SÁBADO

18h30 GAROTAS DE SHOPPING


07  –  DOMINGO

18h30 FESTA DE CASAMENTO


08  –  SEGUNDA

18h30  O JARDIM DE LUÍZA


09  – TERÇA

18h30 A RESERVA


10  – QUARTA

18h30 A PEQUENA MOSCOU


11  – QUINTA

18h30 GENERAL NIL


Sinopses:


QUANTO PESA UM CAVALO DE TROIA? (Ile Wazy Kon Trojanski?)

De Juliusz Machulski . POL, 08. 2:00. Com Ilona Ostrowska e Maciej Marczewski.Reveillon de 1999. Zosia é uma esposa e mae feliz. O seu segundo casamento com Kuba é muito bom. A filha de Zosia, Florentina de 12 anos, adora o seu padrasto. Parece que melhor não poderia ser. No entanto, Zosia culpa o seu destino por nao ter conhecido Kuba 13 anos antes. Em uma manhã de maio de 1987, ao acordar, por algum milagre seu sonho se tornou realidade e está 13 anos mais nova, encontrando deitado ao seu lado Darek, seu primeiro marido. Florentina ainda nao veio ao mundo, e do outro lado da janela vemos os últimos dias da Polônia comunista! Quando Zosia percebe que isso nao é um simples pesadelo, entra em ação. Primeiramente, tem que se livrar do seu marido-tirano o mais rápido possível, em segundo lugar, tem que encontrar Kuba mais cedo. Mas como Florentina ainda não existe, e Zosia a quer tanto, resta concebê-la com Darek…


A FESTA DE CASAMENTO (Wesele)

De Wojciech Smarzowski. POL, 04. 1:50. Celebra-se uma festa de casamento. O pai da noiva presenteia o noivo com um carro de luxo que tinha conseguido em troca de certa quantidade de dinheiro mais, dois hectares de terra que pertencem ao patriarca da família. Mas o velho se recusa a cedê-las. Este será um dos muitos contratempos e problemas de todo tipo que surgirão nessa noite interminável.

O JARDIM DE LUÍZA (Ogród Luizy)
De Maciej Wojtyszko. POL, 07. 1:45. O que aconteceria se Léon, o profissional, se apaixonasse por Amélie de Montmartre de Paris? Luíza, uma moça sensível e solitária, e Fábio, um delinquente que vive infringindo e zombando da lei, se conhecem num hospício. Ela foi ali internada por seus pais incapazes de aceitar sua hipersensibilidade. Ele está no hospital para observação. Com o tempo suas relações convertem-se num sentimento difícil e, na opinião de muitos, praticamente condenado ao fracasso.

A RESERVA (Rezerwat)

De Łukasz Palkowski. POL, 07. 1:40. O fotógrafo Marcin se muda para um velho sobrado em um bairro de Varsóvia chamado Praga. O proprietário do edifício lhe pede para fazer uma série de fotos para mostrar o estado decadente da propriedade. Marcin, tirando fotos dos vizinhos e dos arredores do prédio, está descobrindo um mundo totalmente novo pelo qual começa a se fascinar. Encantado pela vizinha – uma cabeleireira sensual, Hanka B., entra na lista negra de um bandido temperamental, Rysiek, que mora com ela. Isso é apenas o começo da série de acontecimentos que mudarão a vida de Marcin, juntando-se a novos amigos… e inimigos.

A PEQUENA MOSCOU (Mała Moskwa)

De Waldemar Krzystek.  POL, 08. 1:55. O filme relata os abusos cometidos pelo Exército Soviético na cidade polonesa de Legnica, apelidada de A Pequena Moscou devido à presença, durante quase cinquenta anos (1945-1993) de uma base militar soviética, a maior da Polônia. Viera, uma jovem russa casada com Yuri, um piloto de caça, inicia um romance clandestino com Michał, um tenente polonês. O encontro acontece em 1967 quando das cerimônias do 50° aniversário da Revolução de Outubro. A história de amor proibido se converte numa tragédia pessoal, que tem como pano de fundo uma tensa situação política, agravada pela invasão das tropas do Pacto de Varsóvia na Tchecoslováquia em 1968.

GAROTAS DE SHOPPING  (Galerianki)

De Katarzyna Rosłaniec. POL, 1:10. Alicia, aos seus 14 anos, entra em uma nova turma durante o curso ginasial e sente-se muito solitária nesse novo ambiente. Um dia, uma companheira a convida para passear em um shopping, onde podem observar as vitrines durante horas, comer, ouvir música, observar gente bonita e conhecer potenciais “patrocinadores”.

GENERAL NIL (Generał Nil)

De Ryszard Bugajski. POL,09. 2:00. A história apresentada no filme de Ryszard Bugajski é uma tentativa de reconstrução dos últimos anos da vida do legendário comandante do Kedyw (Comando da Diversidade do Exército Nacional), general de brigada August Emil Fieldorf, apelidado de “Nil”. O conto começa no momento da sua volta de um campo de trabalhos forçados na União Soviética, onde foi mandado depois da sua detenção em 1945 pelo NKVD e acaba com a execução da sua pena de morte numa prisão de Varsóvia no inverno de 1953. O filme é acompanhado pelas retrospecções do período da ocupação nazista e as atividades conspiradoras do General, em particular, o atentado ao carrasco de Varsóvia, o general nazista Franz Kutschera.


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s