Exposição fotográfica Fashion Victms traz a Salvador o “glamour” das vitrines europeias

"Hilda", por Roberto de Souza

O “glamour” anda solto pelas ruas das cidades através das vitrines, com puro cenário e luz. E assim como num processo natural, o fotógrafo baiano Roberto de Souza resolveu fotografá-las e eternizá-las pelas ruas de Paris, Antuérpia, Bruxelas, Amsterdã, entre outras. O resultado desta experiência é a mostra FASHION VICTMS que tem abertura hoje, na Saladearte Cine Vivo (Shopping Paseo), a partir das 20h. Esta exposição está inserida na programação da Semana de Arte e Moda de Salvador – Imagem Fashion, evento promovido pelo grupo Saladearte e Multi – Planejamento Cultural que traz à cena arte, moda, fotografia, pintura, design e pensamento.

Confira uma rápida entrevista com o fotógrafo Roberto de Souza:

Como surgiu a idéia de fotografar vitrines?

Andando pelas ruas das cidades, principalmente na Europa. Percebia que por lá as vitrines eram bem mais elaboradas, criadas como verdadeiros cenários, entre o conceito singular e a iluminação apropriada… nada mais a fazer a não ser registrar aqueles ambientes cheios de uma sofisticação especial e intrigante.

Como você conceitua o seu trabalho como um todo?

O meu trabalho é o resultado da minha própria experiência vital e cotidiana. Fotografo a vida documentando as partes, os capítulos, os epsódios do qual faço parte ou não, que me interessam ou que me intrigam, os que me dão prazer ou os que me revoltam o espírito. Como disse Win Wenders uma vez: A câmera é a arma do olhar contra a miséria das coisas, que é, DESAPARECER… Assim sigo eu com a minha máquina.

Que técnica utiliza em seus trabalhos?

Não sou “puramente” fotógrafo, nem artista plástico. Hoje conceitua-se como arte visual o que resulta dessa mistura entre imagens, que se tornaram híbridas, originárias do registro fotográfico, mas interpretadas a partir de interferências gráficas, imprimindo-as em diferentes suportes e mídias. É isso o que eu faço, um percurso entre a fotografia e as artes gráficas.

Onde o Fashion Victms já foi exposto, ganhou alguma menção, crítica?

A série FASHION VICTIMS foi criada especialmente para esse evento, o IMAGEM FASHION, a convite de Marcelo Sá. A partir da ideia inicial, do conceito do projeto como um todo, busquei nos meus arquivos imagens e ideias para criar uma exposição que traduzisse esse contexto. Gosto de trabalhar a partir de um tema e com ele criar uma série, um conjunto de imagens que o investigue e o traduza e transforme o resultado adquirido em pensamento. Fazer arte é fazer pensar… criar pensamento.

Qual experiência você traz do exterior?

Vivi cinco anos entre a Bélgica e a França. Trabalhei para alguns artistas e fotógrafos como Marin Kasimir e Paul Vercheval. Estudei comunicação visual numa escola de pesquisa gráfica, em Bruxelas (ERG – Ecole de Recherche Grafique). De volta a Salvador, tenho me dedicado além do meu trabalho pessoal como artista visual, a exposições (curadoria, direção de arte e produção) para outros artistas, como Arlete Soares, Zélia Gattai Amado, Lita Cerqueira, Elisa Vesta, Eduardo Carvalho etc.

Na sua opinião qual a importância de eventos como Imagem Fashion em Salvador?

O mais importante para mim no Imagem Fashion é a visibilidade possível para os diferentes artistas que participam com as suas diferentes produções, através das mostras paralelas. Exibir esses trabalhos em lugares públicos, ou seja, de passagem, nas salas de cinemas e shoppings, é trazer para mais próximo da população uma linguagem artística contextualizada, pode ser um ganho para todos nós.

Onde será a próxima exposição?

Alguns projetos em andamento. Todos os lugares são possíveis para o artista levar o seu trabalho. Continuo residindo no Litoral Norte, em Santo Antonio da Praia, e de lá, para o mundo, para onde a minha arte me levar…

Qual a sua formação?

Já fui dançarino e coreógrafo, cursei por três anos a Escola de Dança da UFBA. Trabalhei com Ivaldo Bertazo em São Paulo em 1983. Comecei a fotografar aos dez anos, com uma máquina TUCA, presente do meu padrinho, Paulo Carvalho. Aos dezesseis imaginava que poderia ser fotógrafo e aos dezoito já tinha a certeza do que queria. Sempre as linguagens para mim estavam associadas e se completavam. Também estudei pintura com Hedva Meged em São Paulo. Trabalhei com vídeo e criei com alguns amigos a produtora DROPAUTE, primeira produtora de vídeo independente da Bahia, nos anos 80. Com ela ganhamos prêmios aqui e no exterior.

Qual a sua maior influência como profissional?

São muitas as influências como profissional. Começando pelos mais próximos, Pierre Verger e Arlete Soares, com quem tive a honra e o prazer de conviver e trabalhar durate alguns anos na Editora Corrupio e na Fundação Pierre Verger, quando foi criada.

O cinema também é uma influência. As artes plásticas e a fotografia… a moda. Posso citar nomes que vão de Caravaggio a Dries Van Notten, de Pasolini a Robert Longo, de Robert Rauschenberg a Sarah Moon, de Paulo Roversi a August Sander, de Henry Miller a Anais Nin… Todos os dias da minha vida eu continuo a buscar influências, e que assim seja para sempre…

Quais seus trabalhos mais relevantes?

“Proibido Colar Cartazes” – Prêmio Braskem de Cultura e Arte – 2003 e Conjunto Cultural da Caixa – São Paulo – 2003
“Underwaterlove” – Conjunto Cultural da Caixa – Salvador – BA – 2003
1994 – Trabalhei para a agência de imagens WTN – World Wide Television News, para as produtoras Watch TV e Alice, e as televisões Canal Sur, BBC e CNN – Bruxelas – Bélgica.

Exposição Fashion Victims

Início: 25/03/2010, 20h
Em exibição até final de abril
Onde: Saladearte Cine Vivo – Shopping Paseo
Entrada franca

O IMAGEM FASHION conta com o apoio financeiro do Governo da Bahia, através do Fundo de Cultura e também com o apoio institucional do Shopping Paralela, da Unijorge e da UFBA/PAC.

Deixe um comentário

