Versão em Preto e Branco mostra inusitada relação entre modelo e manequim

A exposição Versão em Preto e Branco, da fotógrafa baiana Fabíola Freire, é uma das atrações da Semana de Moda e Arte de Salvador – Imagem Fashion, tendo início no dia 20 de março, na Saladearte da UFBA (Vale do Canela). O público terá oportunidade de ver o ensaio fotográfico feito a partir de um relacionamento inusitado entre um casal nada convencional: uma modelo humana e um boneco manequim.

Para Fabíola, o mote da exposição é a combinação entre o humano e o inorgânico que integra o imaginário coletivo. O uso excessivo das cores preto e branco representa o oposto ao complexo, alude um ponto de vista estranho e exterior aos seres humanos. Com suas fotos, a artista presta homenagem a seu ídolo, o famoso fotógrafo de moda espanhol Eugénio Recuenco.

Apesar de estar no seu segundo trabalho individual, a jovem fotografa que iniciou sua carreira aos 19 anos, já apresenta consistência e repercussão internacional. Com o trabalho Foto Scanner, que trabalha captação de imagens utilizando mídias e tecnologias alternativas, arrebatou críticas positivas na revista Jump, publicação especializada italiana.

Fabíola já participou das exposições coletivas Boneca Sai da Caixa (2008), IX Bienal do Recôncavo (2008), ExpoLab (2007 e 2008), Dorkbot Salvador (2007) e realizou trabalho de foto novela Amoral dos Contos de Fadas para a revista Fraude, da Faculdade de Comunicação da UFBA.

A fotógrafa acredita que a importância de um projeto como o Imagem Fashion reside, entre outros fatores, no fato de abrir espaço para profissionais iniciantes, como ela, mostrarem o seu trabalho. “O Imagem Fashion surge num momento interessante, principalmente porque muitos acham que um trabalho como esse, de cunho cinematográfico, não tem espaço nem projeção aqui na Bahia”, comenta.

Na opinião de Eduardo Tudella, professor de design da UFBA, que tem na bagagem graduação pela New York U’niversity e é curador da exposição, “este projeto é um expressivo abrir de carreira”. Versão em Preto e Branco conta ainda com a produção cuidadosa de Amélia Santana.

Serviço:

Exposição Versão em Preto e Branco, de Fabíola Freire
Início: 20/03/2010
Onde: Saladearte Cinema da UFBA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s