O figurino de Cao Albuquerque

Cao clicado por Walter Salles

Talvez assim pelo nome você não o reconheça de imediato, mas certamente o trabalho dele já chamou a sua atenção na TV ou no cinema. Cao Albuquerque é a assinatura por trás do figurino de alguns dos principais programas da TV brasileira e de filmes que marcaram a cinematografia nacional recente. Esse carismático baiano que adotou o Rio de Janeiro aos 18 anos como morada e meio de vida é figura certa nas equipes de Guel Arraes, Walter Salles, entre outros diretores. Fixado na Rede Globo desde a década de 80, ele é responsável pela concepção do visual marcante dos personagens de Comédia da Vida Privada, As Filhas da Mãe, A Muralha, Caramuru, O Auto da Compadecida, A Grande Família e muitas outras atrações da emissora.

Cao mudou-se de Salvador para o Rio por insistência dos amigos e ao chegar lá, viu que a cidade era realmente a sua cara como diziam. Num primeiro momento, foi acolhido pela cantora Marina Lima, que juntamente com Caetano Veloso forma a dupla que Cao considera seus “padrinhos”. Depois de fazer o figurino do show Velô, em 84 – parceria que continuaria se repetindo por 20 anos – o talento de Cao chegou à Rede Globo a convite da atriz e roteirista Patrycia Travassos, que o levou para trabalhar na equipe do então novíssimo seriado Armação Ilimitada.

A partir daí, seu domínio sobre as criações de figurino para TV e shows ganhou corpo. Já naquela época, Cao “vestiu” artistas como Gilberto Gil, Gal Costa, Blitz, Lobão, além de Caetano Veloso e Marina. Desde sempre alinhado na trilha do sucesso, nesses anos de efervescência também fez parte da equipe do TV Pirata – outro programa que se tornaria um clássico da comédia nacional.

Com muita experiência e um evidente toque autoral em seu trabalho, Cao Albuquerque afirma que sempre obedece aos objetivos estéticos dos projetos nos quais se envolve. Sua pesquisa para elaborar o look dos personagens segue uma metodologia que parte do mundo real, com consulta a pinturas, retratos e outros materiais disponíveis como referência. Assim, ele elabora trabalhos que seguem basicamente três vertentes: contemporânea, de época e o kitsch. Essa última, de aspecto mais farsesco, Cao admite trazer muito de suas referências pessoais, como imagens de sua infância na Baixa dos Sapateiros, em Salvador.

Com o caráter mutante do ofício de figurinista, Cao não especifica influências. As fontes variam de acordo com o projeto e a busca passa por materiais, modos de fazer, usos e finalidades. Assumindo-se como um artista e prestador de serviço em uma obra, diante de uma realidade que muda a cada dia, ele segue um misto de intuição e pragmatismo que resulta em roupas e acessórios que ocupam as cenas com a força de um personagem.

Atualmente, Cao está envolvido com três equipes de figurino – uma do programa A Grande Família, outra na peça do diretor Guel Arraes com estreia prevista para o mês de abril, e a terceira de um novo programa da Globo, com o humorista Bruno Mazzeo.

Cao está sempre à frente de várias equipes de figurino

Exposição em Salvador

Na exposição que integra o IMAGEM FASHION em Salvador, Cao optou por trazer figurinos de época, que segundo ele demandam um maior trabalho de pesquisa e certamente causará maior impacto em contraste com a moda contemporânea exibida nas vitrines do Shopping Paralela, onde serão exibidos. Nesse contexto, a exposição propõe ao público fazer uma abstração sobre de onde veio e para onde vai a moda.

Os 14 looks expostos trazem figurinos utilizados nos filmes Caramuru, O Auto da Compadecida e Romance e na série A Muralha

  • Caramuru (4 da condessa interpretada por Débora Bloch, e 2 do personagem-título, interpretado por Selton Melo)
  • O Auto da Compadecida (a Nossa Senhora interpretada por Fernanda Montenegro, o Jesus de Maurício Gonçalves e o Diabo vivido por Luís Melo)
  • Romance (2 de Letícia Sabatella vivendo Isolda no teatro e no sertão, 1 do sertanejo vivido por Vladimir Brichta e 1 do coronel vivido por Marco Nanini, que mede 4m de diâmetro)
  • Um traje medieval utilizado pelo ator Luís Melo na série A Muralha.

SERVIÇO:

Exposição O Figurino de Cao Albuquerque
Quando: de 19/03 a 04/04/2010
Onde: Shopping Paralela

Mostra Cao Albuquerque no Cinema – filmes
Quando: 22 a 25/03/2003
Horário: Sempre às 11h
Onde: Cinema UCI – Shopping Paralela
Entrada franca

Anúncios

2 comentários em “O figurino de Cao Albuquerque

  1. Estou precisando urgente dos modelos de figurinos portugueses, Vasco da Gama, Pero Vaz de Caminha e outros para uma peça na escola.
    Gostaria que me ajudasse já que estou encontrando dificuldade em obtê-los.
    Você arrasou no Filme “Caramuru”.
    Muito obrigada!
    Iolanda

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s