Vem aí o primeiro IMAGEM FASHION

Versão em Preto e Branco, de Fabíola Freire

No mês de março, moda, arte e cinema se encontram em Salvador. Entre os dias 19 e 28 de março, o Grupo Saladearte e a Multi – Planejamento Cultural promovem a Semana de Arte e Moda de Salvador – Imagem Fashion. Nesse período, estudantes universitários, profissionais de moda, educadores, empresários, profissionais de cinema e a classe artística se encontrarão nos espaços englobados pelo Circuito, onde acontecerão exposições, debates, exibição de filmes, bate-papo e um mercado moderno. Os eventos ocupam a Saladearte Cine Vivo, a Saladearte Cinema da UFBA, a UNIJORGE e o Shopping Paralela. A programação detalhada, com dias e horários das atividades estará disponível por aqui.

A aparente óbvia relação entre ARTE, MODA, FOTOGRAFIA, PINTURA, DESIGN e PENSAMENTO até então não havia sido alvo da exploração dos diversos intercâmbios produtivos entre a moda, cinema e as artes em um único evento. Pensando nisso, o diretor artístico Marcelo Sá aposta neste projeto pioneiro, que deve receber cerca de vinte mil pessoas em sua primeira edição.

Dentre muitos profissionais renomados que marcarão presença no Imagem Fashion, destaca-se o baiano Cao Albuquerque, que abre o evento no dia 19 com a exposição O Figurino de Cao Albuquerque. Além de ser um dos mais criativos e atuantes figurinistas das produções da Rede Globo, Cao também atua no cinema e nesta oportunidade expõe um painel com 14 manequins dos filmes Auto da Compadecida, A Grande Famĺia, Irma VAP e Romance. A exposição acontece no Shopping Paralela e será acompanhada da exibição desses filmes na Mostra Cao Albuquerque no Cinema, de 22 a 25 de março, sempre às 11h, com entrada franca, também no shopping.

Figurinos de Nossa Senhora e Jesus (Auto da Compadecida) estarão em exposição

No período do evento, o Shopping Paralela recebe também a exposição   Estilistas Baianos homenageiam o Cinema, com looks criados exclusivamente para a ocasião por: 220 Voltz (Flavia Botelho e Wládia), Ana Bittencourt, Ismael Soudam, Ju Rabinovitz, Luciana Galeão, Renato Oliveira e Yuri Sarmento. Eles mostram como o cinema mexe com seus imaginários, relembrando filmes que marcaram suas vidas. Juntamente com a exibição de Cao, a exposição evidencia as múltiplas possibilidades de aplicação da moda para construção de imagem e significados.

Outra atração será a Mostra de Filmes 7 x 7, na qual profissionais da moda terão a oportunidade de ver e comentar a influência de sete estilistas em sete produções cinematográficas de impacto no contexto do audiovisual e da moda. Entre as atrações, Coco Chanel no filme A Regra do Jogo, de Jean Renoir; Giorgio Armani em Beleza Roubada , de Bernardo Bertolucci; Jean Paul Gaultier em Kika, de Pedro Almodovar.

Também integrando a programação do Imagem Fashion, o artista plástico Roberto de Souza abre a exposição Fashion Victims . Movido por influências que variam de Sarah Moon a Robert Longo, passando por Pierre Verger e August Sander, ele apresenta uma série de imagens feitas na Europa, selecionadas especialmente para o evento, nas quais o o “glamour” de manequins em vitrines traduzem o blasé de um mundo irreal.

Ainda no campo da fotografia, a baiana Fabiola Freire expõe sua Versão em Preto e Branco, que tem como ideia imprimir a combinação entre o humano e o inorgânico que integra o nosso imaginário.

O Imagem Fashion vai além da exibição e debate. A programação traz ainda Oficinas de Moda e Maquiagem, que mostram na prática como trabalhar com Planejamento e produção de figurino e maquiagem  e Fotografia e imagem de moda.

E para trazer à nossa realidade viva toda essa inspiração, O Mercado da Xita vai invadir o espaço externo do Cinema da Ufba/PAC por dois dias (26 e 27), com peças de artistas, designers e estilistas locais. Serão 30 expositores reunidos numa área onde não vai faltar música, gente criativa e descolada, além de barganhas imperdíveis.

O evento conta com o apoio financeiro do Governo da Bahia através do Fundo de Cultura e também com o apoio institucional do Shopping Paralela, da Unijorge e da UFBA/PAC.

Fique ligado em nosso blog para conferir de perto a programação e os detalhes sobre nossas atrações.

Quando: 19 a 28 de março de 2010
Onde: Saladearte Cine Vivo, Saladearte Cinema da UFBA, UNIJORGE e Shopping Paralela
Informações: 71 3237-9681

Anúncios

4 comentários em “Vem aí o primeiro IMAGEM FASHION

  1. Salvador precisa e muito de projetos dessa nAtureza, pra que em definitivo entre e mostre a que veio no “mercado”/ calendário nacional de moda. Muito bom post, otimo projeto

  2. Ao ler sobre o evento dá uma vontade que chegue logo, não quero perder nada.
    Vivas ao consumo de arte e bom gosto!

  3. Também adorei mas fiquei muito chateada pelo numero de vagas das oficinas… 25 cada!… é muito pouco!!! Recebi hoje esse informativo e não consegui me inscrever!!!… Da próxima vez apostem mais!!! Com certeza terá publico!!!

  4. Oi Maslowa,

    O número de vagas é limitado para que os alunos possam ter o acompanhamento e a atenção necessários. Pela experiência dos profissionais que convidamos, este é um número adequado para que possam dar aulas de qualidade. Em tempo: Temos inscrições abertas para duas oficinas. Inscreva-se!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s