Exibição do filme Morro do Céu com presença do diretor Gustavo Spolidoro

O diretor Gustavo Spolidoro após a exibição do filme
O diretor Gustavo Spolidoro após a exibição do filme

Na quarta, dia 14, tivemos a exibição do longa Morro do Céu e um bate papo com o diretor Gustavo Spolidoro, que participou do festival do ano passado, exibindo o longa Ainda Orangotangos. Ao apresentar um filme em formato de ficção-documentário, Spolidoro explora imagens da terra natal de sua avó, Potiporã, para acompanhar a vida dos jovens que vivem nessa pequena cidade. O filme será exibido novamente no dia 18 de outubro às 20h30 no Cine XIV.

A cidade de Potiporã se localiza no interior do Rio Grande do Sul, onde o cultivo e colheita de uvas na época do verão para produzir vinho fazem parte da cultura local. A maioria dos moradores tem descendência italiana, algo que se nota no sotaque diferente. Foram quatro meses de convivência com os adolescentes, acompanhando o dia-a-dia dos moradores da região, o que pode ser percebido na naturalidade das interpretações. O protagonista, Bruno, é um jovem comum e durante o longa, tenta de várias formas conquistar a colega de escola. “A idéia era fazer um filme sem definições”, afirma o diretor. Muitas cenas foram acontecendo durante a filmagem, com poucas intervenções de Gustavo. Também é perceptível a influência de variados filmes, como Ondas do Destino, Paranoid Park e Elephant, na construção da linguagem cinematográfica.

O longa já foi exibido no Festival de Gramado desse ano, mas não participou da mostra competitiva e também do Festival do Rio de Janeiro na mostra Semana dos Realizadores. Além do Festival Indie de Belo Horizonte. De acordo com o diretor, no momento, o filme está sem previsão de participar de outros festivais. Sobre a reação do público, Gustavo acredita que muitas pessoas irão se identificar com os personagens e apreciar a história. Diferente da opinião que tem sobre o filme Ainda Orangotangos, onde os espectadores gostam muito ou não gostam de nada, devido ao enredo ter um conteúdo mais radical.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s