Estréia do filme Gigante enriquece programação do final de semana

Jara, protagonista de Gigante, disposto a vencer sua timidez por causa do amor
Jara, protagonista de Gigante, disposto a vencer sua timidez por causa do amor

O filme Gigante do diretor Adrián Biniez, uma co-produção dos países Uruguai, Argentina, Alemanha e Espanha, estréia no cinema do MAM às 21 horas e no Cinema do Museu às 16h35 a partir de sexta, dia 02 de outubro, depois de boa recepção do público na semana passada. O enredo aborda uma temática da atualidade: a dinâmica das relações pessoais em uma era de intensa comunicação virtual. Através do personagem Jara, o segurança tímido de um supermercado que se relaciona com as pessoas por meio de câmeras de monitoria, a trama traz à tona questionamentos sobre o futuro das relações humanas. E o quanto devemos quebrar barreiras para que esse elo pessoal não seja perdido. O protagonista, que pouco fala, é um exemplo disso. Ao se apaixonar pela faxineira Júlia, uma bela jovem, Jara terá que abrir mão de seu mundo solitário para conquistá-la.

Júlia, a amada do grandalhão Jara
Júlia, a amada do grandalhão Jara

 Dessa forma, o espectador vai acompanhar seus dias de trabalho na sala de segurança e os momentos em que sai para seguir a moça. É o momento em que a descontração vira coisa séria e o espectador tem a oportunidade de conhecer como vivem os protagonistas. Jará, ao mesmo tempo que tem coragem para muitas coisas, foge-lhe as forças quanto precisa enfrentar sua timidez e encarar o amor que lhe consome.

A maneira simples de relatar essa história permite que o filme possua uma beleza peculiar. Os movimentos de câmera substituem as falas e o clima silencioso e misterioso prende a atenção do espectador. Pode se considerar um filme que se ouve pelos olhos, tal qual a habilidade do diretor em produzir marcantes imagens do personagem principal e sua interação com o meio. A obra estreou em maio na cidade de Monteviéu e já recebeu o prêmio da crítica, melhor roteiro e melhor ator no 37º Festival de Cinema de Gramado, além de três prêmios no Festival de Berlim, incluindo o Grande Prêmio do Júri.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s