Filme A Partida é sucesso de bilheteria no Circuito Saladearte

O violoncelo como elemento principal do filme A Partida
O violoncelo como elemento principal do filme A Partida

Exibido há quatro meses, o filme A Partida continua atraindo o público às salas de cinema do Circuito Saladearte. Nos últimos finais de semana, a sessão lotou no Cine Vivo, localizado no Shopping Paseo no Itaigara. Ter ganho a estatueta do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 2009 pode ser considerado o principal motivo da frequente procura pelo filme. Além de conhecer a intrigante história de um homem que cuida do ritual de preparação de corpos mortos para a cremação. O diretor japonês Yojiro Takita aproveita o enredo leve e ao mesmo tempo dramático para trazer à tona questionamentos sobre conflito s familiares e o desafio de se manter as tradições do Japão em pleno processo de modernização.

A trama inicia com as reflexões do protagonista Daigo Kobayashi (Masahiro Motoki), sinalizando o quanto sua vida tem se tornado entediante após a dissolução da orquestra onde atuava como violoncelista. Tendo que retornar à sua cidade natal, retoma suas atividades profissionais através de um anúncio de trabalho em que se lê “partidas”. Deduzindo se tratar de uma agência de  viagens, aceita a proposta de emprego. Mas, reluta quando descobre do que atividade realmente diz respeito: preparador de cadáveres para a cremação. À medida que o tempo passa, vai se acostumando com a idéia, mesmo sabendo que sua companheira Mika (Ryoko Hirosue) desaprova a decisão. O público vai sendo levado pela magia e mistério que acompanha o ritual japonês denominado nokanshi. Além das belas fotografia e a trilha sonora que favorecem o clima de santidade e respeito.

A cerimônia retratada no filme se configura em um ambiente repleto de simbologias que, para os ocidentais, pode se apresentar como um mundo estranho. Até porque as formas de lidar com a morte diferem nas duas partes do globo. Mas, nada que venha desapontar. Ao contrário, a reação do público foi de grande satisfação e encanto.

Anúncios

Um comentário em “Filme A Partida é sucesso de bilheteria no Circuito Saladearte

  1. Sugestão: vcs poderiam antecipar, no site do circuito ou aqui no blog, a programação da semana seguinte. abraços e parabéns!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s